Você se Lembra?

Você se Lembra?

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Santarém: "O Castelo"

Muitos prédios da passado histórico vieram abaixo. Entre eles notadamente se destaca a figura da loja denominada "O Castelo". Em 1981 o engenheiro Manuel Canté Filho, em perícia técnica, sugeriu a demolição do prédio. No dia 23 de outubro daquele mesmo ano, o prefeito Ronan Liberal, por meio da portaria 899/81, deu o prazo de 30 dias para que o proprietário, senhor Manuel Almeida, iniciasse sua demolição. O proprietário recorreu à justiça. No entanto, após o desabamento de uma parte do teto, ocorrida no início do ano seguinte, levou a juíza Albanira Bemerguy a ordenar, em abril de 1982, a imediata demolição do edifício. Em maio, cumprindo a ordem judicial, os tratores botaram abaixo o “ícone veneziano” dos louvores de Mário de Andrade.












 
Texto: Sobre o Centro Histórico de Santarém - Pe. Sidney Canto
Foto: Acervo do Instituto Cultura Boanerges Sena 
 

2 comentários:

  1. Imensa falta de consciência do que estavam fazendo. O prédio certamente poderia ter sido restaurado e tombado. Foi lamentável a sua demolição.

    ResponderExcluir
  2. Jessevanio Aguiar de Sousa31 de julho de 2019 às 09:44

    Imensa falta de consciência do que estavam fazendo. O prédio certamente poderia ter sido restaurado e tombado. Foi lamentável a sua demolição.

    ResponderExcluir