Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Navio "Lobo D'Almada"


Navio "Lobo D'Almada", um dos integrantes da "Frota Branca" da extinta ENASA, juntamente com os outros navios: Augusto Montenegro, Leopoldo Peres, Lauro Sodré e Presidente Vargas que foram construidos nos estaleiros da Holanda, na década de 50. Exceto o Presidente Vargas que tinha um formato diferente, os outros quatro navios eram semelhantes. Convém lembrar que o Presidente Vargas navegava para Marajó-Soure, parando em Mosqueiro e os demais viajavam para o Baixo Tocantins e Baixo Amazonas até Manaus, atendendo ainda a linha de Iquitos no Peru e do Madeira até Porto Velho.

Infelizmente, nenhum desses navios não mais existem. Como se sabe, o Presidente Vargas afundou em Soure. O Leopoldo Peres, afundou no estreito de Breves. O Augusto Montenegro, teria se acabado num dos estaleiros próximo a Val de Cans, em virtude de uma disputa judicial. Aliás, será que se acabou mesmo ou está com alguma empresa? E o Lobo d'Almada e o Lauro Sodré, onde estariam? M i s t é r i o ! Mas se você souber, diga-nos onde estão.

2 comentários:

  1. Viajei nele como clandestino e vi bem perto a estratificação social. A primeira classe, ao cimo, com boas comidas; a segunda, ao meio, com jornalistas, negociantes e alguns turistas e, quase no porão, onde eu ia até ser descoberto, a ante sala do Inferno com um emaranhado de redes, paixões, suores e lágrimas.

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Carlos CEREJA. Fui praticante de Piloto Fluvial No Lobo D'Almada, no ano de 1975. Bons momentos, grandes lembranças!

    ResponderExcluir