Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Navio "Lobo D'Almada"


Navio "Lobo D'Almada", um dos integrantes da "Frota Branca" da extinta ENASA, juntamente com os outros navios: Augusto Montenegro, Leopoldo Peres, Lauro Sodré e Presidente Vargas que foram construidos nos estaleiros da Holanda, na década de 50. Exceto o Presidente Vargas que tinha um formato diferente, os outros quatro navios eram semelhantes. Convém lembrar que o Presidente Vargas navegava para Marajó-Soure, parando em Mosqueiro e os demais viajavam para o Baixo Tocantins e Baixo Amazonas até Manaus, atendendo ainda a linha de Iquitos no Peru e do Madeira até Porto Velho.

Infelizmente, nenhum desses navios não mais existem. Como se sabe, o Presidente Vargas afundou em Soure. O Leopoldo Peres, afundou no estreito de Breves. O Augusto Montenegro, teria se acabado num dos estaleiros próximo a Val de Cans, em virtude de uma disputa judicial. Aliás, será que se acabou mesmo ou está com alguma empresa? E o Lobo d'Almada e o Lauro Sodré, onde estariam? M i s t é r i o ! Mas se você souber, diga-nos onde estão.

22 comentários:

  1. Viajei nele como clandestino e vi bem perto a estratificação social. A primeira classe, ao cimo, com boas comidas; a segunda, ao meio, com jornalistas, negociantes e alguns turistas e, quase no porão, onde eu ia até ser descoberto, a ante sala do Inferno com um emaranhado de redes, paixões, suores e lágrimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A famosa terceira classe sua redes e o convés ainda tenho na lembrança

      Excluir
  2. Me chamo Carlos CEREJA. Fui praticante de Piloto Fluvial No Lobo D'Almada, no ano de 1975. Bons momentos, grandes lembranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia você se lembra de um senhor que trabalhava neste navio chamado Alfredo Marques do Vale

      Excluir
    2. Viajei de terceira classe nas redes passamos depois para primeira e durante a viagem nasceu uma criança e ainda tivemos um vendaval no estreito de breves lembro no local de umas crianças que pediam ajuda em umas canoas

      Excluir
    3. Olá, você conheceu a enfermeira Augusta que trabalhava no lobo d'almada na década de 1960 e 1970? Ela é madrinha da minha mãe mais depois de 1972 não viu mais ela.

      Excluir
  3. Luiz Cláudio Alvarenga8 de dezembro de 2018 às 03:13

    Quando viajei no Lobo no ano de 1980 de Manaus até Belém o andar no nível da água com redes era dos homens. No andar superior às mulheres e no terceiro as cabines.
    Nessa viagem existia a primeira classe e a terceira.
    Inesquecível
    Claro que eu estava na terceira. Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Naveguei como missionário/estagiário na década de 80 nestes navios entre Belém, Santarém e região... ainda pelo Tocantins, Marajó, etc. Saudades. .Deua abençoe a todos....

    ResponderExcluir
  5. viajei em 62 santarem manaus no lauro sodre ainda criança, pra mim um luxo apesar de ir na classe pobre

    ResponderExcluir
  6. Meu pai trabalhou nesses navios,era maquinista de bordo. Andei em alguns deles. Muito bom, saudades. Saudades daquela época e do meu pai que já faleceu a 35 anos atrás.

    ResponderExcluir
  7. Meu pai trabalhou nesses navios,era maquinista de bordo. Andei em alguns deles. Muito bom, saudades. Saudades daquela época e do meu pai que já faleceu a 35 anos atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai trabalhava como Serviço Gerais de bordo...quando infanto juvenil, tive tambem a oportunidade de desfrutar com ele, de algumas viagens. Conheci alguns, dessas imemoraveis recordações...que me fazem sorri e sentir Saudades. Meu genitor partiu em 1975, (irá completar 48 anos) em um acidente de carro, partiu ainda jovem com 47 anos🙏❤sempre venho olhar as imagens dos navios, que marcaram nossas vidas. Abraços...🌹

      Excluir
  8. Que saudades...viajei no Lobo em fevereiro de 1965 de turismo pobre cheia de redes...um luxo a pior coisa que havia era o café da manhã um pãozinho redondo miniatura com uma caneca pequena de chá mate 15 dias de Belém à Porto Velho... até hoje tenho algo contra chá mate...kkkkk ainda teve carnaval à bordo gente que brigava e prisão no porão até o destino...uma aventura interessante...

    ResponderExcluir
  9. Ouvia falar nestes navios 👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Não lembro em que anos, eu diria na década de 70, mas meus avós viajaram algumas vezes entre Belém/Santarém/Manaus/Belém. E eles adoravam o Lobo. Tempos bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo de Neusa e João Sousa, meus queridos avós 🥰.

      Excluir
  11. Uma pergunta meu nobre;

    Que tipo de combustível e propulsão alimentavam os motores dos navios da SNAPP ???
    Grato.

    ResponderExcluir
  12. Sobrevivemos a um naufrágio no Lobo D'Almada em 1972, na baia de Marajó. Ele não submergiu totalmente, por isso ainda estou viva. Estávamos vindo do Maranhão de mudança para Porto Velho. Eu era criança, mas nunca esqueci. Tenho trauma de viajar em qualquer tipo de embarcação desde então. Quem nos socorreu foi o navio Presidente Vargas. E quando continuamos a viagem foi no Leopoldo Peres, que soubemos depois, na viagem de volta pra Belém, naufragou em Breves.

    ResponderExcluir
  13. Estávamos viajando na segunda classe, e me lembro de estar deitada em uma rede com meu pai e perguntar o que era aquilo no teto (eram coletes salva vidas) e ainda ele me perguntou qual deles seria o que eu usaria. Na hora do sufoco, quando todos procuravam colocar um colete, grade parte deles tinham furos...

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Fátima, viajei nesse navio.
    Tocava muito a música se eu fosse um pintor ( Toni Wilson)
    Só resta as recordações daquela época, hoje vou completar 70 anos.

    ResponderExcluir
  15. Recuerdo cuando era niño, los navíos Lobo D’almada y Lauro Sodre, llegaban a Iquitos. Perú, último puerto en su itinerario desde Belem do Para. Me impresionaron estos barcos por su limpieza, acomodación y su tripulación impecablemente uniformada, los pasadizos relucientes y la camaroteros con sus claraboyas (ventanas) de bronce pulidas y relucientes. No recuerdo el Año pero creo que fue en 1964, cuando mi madre y una prima brasileña, viajaron de Iquitos a Coari, a visitar a su papá, que residía en esa ciudad con la intención de invitarlo a visitar Iquitos. A sus retorno a Iquitos, recuerdo que trajeron productos de Brasil, como el doce de burici (dulce de aguaje) enlatado así como guayabadas, jabón Phebo, Leite de Rosas y otros productos de Brasil. Fue una e pero encía que se grabó en mi retina y que me inspiró a estudiar para ser Marino Mercante.

    ResponderExcluir