Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Santarém: Teatro Vitória década de 60

A história do Teatro Victória está associada à longa e demorada trajetória de sonhos e lutas de jovens santarenos que, na época, tendo como ideal desenvolver a arte local. Almejaram construir aqui um espaço apropriado para a realização de grandes eventos sociais e culturais, como acontecia nas grandes cidades amazônicas

Em 1895, um grupo de teatrólogos conseguiu da câmara municipal o terreno destinado à construção do teatro, localizado em frente à atual Praça Rodrigues dos Santos, no centro da cidade. Assim o grupo não perdeu tempo e iniciou a construção, onde os problemas e as dificuldades eram constantes, mas não diminuíram o sonho nem o desejo de seus idealizadores, que chegaram a recusar uma quantia significativa oferecida pelo governo já no ano em que o teatro fora inaugurado, por não quererem dever favores a ninguém, nem mesmo ao poder público.

O Teatro Victória , mesmo idealizado e constuído pela iniciativa de um grupo de jovens, sem dúvida marcou uma nova fase na cultura santarena, não apenas por representar os anseios daqueles que quiseram cunstruir na cidade um espaço próprio para as apresentações artisticas, como os já existentes nas capitais amazônicas ( Belém e Manaus ), mas principalmente pelo mesmo ter aberto o campo para que novas manifestações artísticas pudessem ser produzidas e apresentadas na região a partir daquele momento. Foi inaugurado em 28 de junho de 1896 com muita festa e expectativa por parte dos santarenos, na presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiástica da capital do estado e ragião.

Texto: Santarém uma Síntese Histórica de Antonia Terezinha dos Santos Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário