Você se Lembra?

Você se Lembra?

sábado, 26 de janeiro de 2013

Hotel Oriental, 1950


Da primeira metade do século XX. Os turistas e visitantes que chegavam a Santarém por motivos de passeio ou negócios, muitas vezes acabavam hospedados nas santuosas residência de seus parentes e amigos no centro comercial, enquanto aqueles que não se enquadravam nessas condições tinham que buscar novas opções.

As opções eram poucas e dependiam da condição social e financeira de cada um. A cidade dispunha de apenas um hotel e duas pensões, que, embora desprovida de conforto e instalações de luxo, correspondiam às exigências e expectativas de seus usuários.

O hotel era mais confortável. Ficava na Rua João Pessoa ( hoje Lameira Bittencourt ), na antiga residência do Barão Tapajos. Os quartos eram amplos, requintados e, além do valor Histórico ofereciam uma magnífica visão do maravilhoso encontro das águas em frente à cidade. Contudo, todo esse conforto custava caro, e nem todos os que desejavam podiam se hospedar no famoso Hotel Oriental, localizado bem no centro da cidade de Santarém.

Texto: Santarém uma Síntese Histórica de Antonia Terezinha dos Santos Amorim.

3 comentários:

  1. Olá!
    Pertencia a minha querida avó, d. Laura de Almeida Teixeira (d. Laurica), morei uns tempos com ela no hotel quando era criança. Sonho em voltar à essa linda cidade!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer uma correção ao meu comentário anterior porque houve um engano da minha parte. Minha amada vó Laura de Almeida Teixeira e meu avô Luiz Corrêa Teixeira arrendaram por alguns anos o Hotel Oriental. Portanto, peço desculpas porque só fui informada disso há pouco tempo. Como morei com eles no hotel, minha lembrança de criança era de que pertencia a eles. Inclusive meu irmão nasceu aí na ala direita do hotel. Muita paz e progresso para a amada cidade de Santarém-PA!

    ResponderExcluir