Você se Lembra?

Você se Lembra?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Santarém: Centro Recreativo

A pedra fundamental do Centro Recreativo foi lançada em 1940 e não em 1941, conforme, equivocadamente, consta do "Resumo Histórico", elaborado para registrar o jubileu de prata do Clube, em 1959. A sede social foi concluída em 1943, quando Ismael Araújo presidia o "Recreativo", com a colaboração do prefeito Mário Santiago. Da diretoria dos 25 anos faziam parte Miguel de Oliveira Campos, Osmar Loureiro Simões. Ubaldo Otaviano de Matos. Antônio dos Santos Nascimento, Lirimar Almeida e Wilson da Costa Pereira.

A diretoria patrocinou uma custosa remodelação da sede social para o 25º aniversário do clube e, além do resumo histórico, mandou imprimir o hino-marcha e confeccionar flâmulas e distintivos alusivos à data.
A programação comemorativa se estendeu por uma semana inteira. Começou num domingo, 18 de outubro, com a inauguração dos melhoramentos, seguida de coquetel. O orador oficial foi Wilde ("Dororó") Dias da Fonseca. Mas também discursaram Elias Pinto e o prefeito Ubaldo Corrêa, adversários na eleição do ano anterior.

O sarau lítero- musical do dia seguinte foi organizado por Wilson ("Isoca") Fonseca. Seu filho, Vicente José da Fonseca, pelo Ginásio Dom Amando, executou ao piano "In Rank and File", de G. Lange. Servando Cardoso declamou a poesia "Mãe", de Ermelinda Almeida. Pelo Ginásio Batista um conjunto de bandolim, acordeão e violão (Lourdes e Maria Emília Ribeiro e Darlan Menezes) tocou "Waspering Hope". Rosa Maria da Silva declamou "O Livro e a América", de Castro Alves. Sebastião Marcião[ que se assinaria mais tarde Sebastião Tapajós], da Escola de Comércio Rodrigues dos Santos, solou ao violão "Xodó da Baiana", de Dilermando Reis. Antônio dos Santos Pereira recitou o soneto "Ser Mestre", de Braz Coimbra Lobato. Finalizando a primeira parte do programa, três alunas do então Ginásio Santa Clara se apresentaram: ao piano (Zulcir Lopes), declamando poesia (Marialda Loureiro com "A esmola do Pobre", de Júlio Diniz) e ao piano, a quatro mãos, Ana Maria e Maria José Tavares.

Na segunda parte, se apresentaram ao piano Wilson Fonseca, a menina Maria da Conceição Fonseca, Marília Lopes e Anita Campos; cantaram Expedito Toscano ("Ana Helena" e "Interrogação", com letras de Felisberto e Felisbelo Sussuarana) e Salete Campos ("A Toada do Coração", música de "Isoca" e letra de Felisberto Sussuarana), Ivete Ferreira declamou poesia de Júlio Dantas e o maestro Wilson Fonseca tocou a quatro mãos, com o neto, Agostinho da Fonseca Neto, de 6 anos.

No penúltimo dia da semana comemorativa foi realizado um baile de gala, "talvez o mais distinto e brilhante de que se tem notícias em terras santarenas", segundo a crônica da época, que a considerou superior à festa de inauguração da sede do clube, "e que ainda não havia sido igualada". Por votação, Maria de Lourdes Fonseca de Campos foi escolhida a rainha do Centro Recreativo, enquanto Maria José Matos e Marly Bastos Cunha ficaram como princesas.
No domingo, 25, os festejos foram encerrados com missa solene de ação de graça, festa infantil, pela manhã, e sessão solene, à noite.

Foto: Vidal Bemerguy - Início da Década de 50

Texto: Memórias de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário